No Município do Porto dispomos de várias soluções para o encaminhamento de resíduos verdes para valorização.
Atualmente, a Porto Ambiente disponibiliza, de forma totalmente gratuita, os seguintes serviços:
- Em residências: recolha calendarizada na atual zona porta-a-porta (área de abrangência do Projeto Reciclar é Dar+), com utilização do saco reutilizável. A recolha é semanal e os moradores colocam os sacos em frente às suas casas na terça-feira à noite e a recolha é efetuada durante a manhã de quarta-feira.
- Em estabelecimentos de ensino, instituições e urbanizações: a Porto Ambiente disponibiliza contentores de 1000 litros, com controlo de acesso, para deposição de resíduos verdes. A recolha pode ser semanal, bissemanal ou outra dependendo da produção de resíduos.
Neste momento, são 60 os estabelecimentos que já aderiram a este projeto, perfazendo um total de 123 contentores já entregues.
A implementação destes projetos de recolha de resíduos verdes porta-a-porta foi também garantida através do programa POSEUR, sendo o objetivo alargá-los a uma maior área da cidade, estando para isso previstas novas candidaturas a financiamentos comunitários. Nesta primeira fase, foram disponibilizados 10.000 sacos reutilizáveis para a deposição de resíduos verdes em habitações e 100 contentores de 1000 litros para afetar a estabelecimentos de ensino, instituições e urbanizações.
Com a expansão da recolha dedicada de resíduos verdes pretende-se diminuir a quantidade destes resíduos que surgem atualmente nos contentores de resíduos indiferenciados e assim potenciar a sua correta separação e valorização.
Os resíduos verdes recolhidos no Município do Porto são encaminhados para a Central de Valorização Orgânica da LIPOR, onde, através da compostagem, é produzido o corretivo agrícola orgânico "Nutrimais"?