Num contexto de uso sustentável dos recursos hídricos, é crucial a implementação de metodologias que permitam o reaproveitamento da água para os mais diversos fins, como é o caso da Água para Reutilização (ApR).

 

Esta aposta na reutilização assegura a manutenção de água no ambiente e a respetiva preservação para usos futuros, enquanto salvaguarda a sua utilização no presente.

 

Assim, a ApR é produzida através de um tratamento de águas residuais, com elevado grau de exigência de qualidade da água como produto final, e que permite garantir a segurança de todos os elementos do ecossistema urbano onde será utilizada.

 

O tratamento efetuado torna segura a reutilização desta água, de acordo com os parâmetros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e demais legislação vigente, garantindo a sua utilização em diferentes atividades recreativas como lavagem de equipamentos ou veículos automóveis, controlo de poeiras e manutenção de caudal ecológico, entre outros.

 

 

A Porto Ambiente e a ApR

 

A Porto Ambiente, no âmbito da sua atividade, tem envidado esforços para garantir que a sua operação seja cada vez mais sustentável e circular.

 

Esta preocupação fez com que se tornasse a primeira entidade, na cidade do Porto, a recorrer à água para reutilizar (ApR), produzida na ETAR do Freixo pela Águas e Energia do Porto (AEP), empregando este recurso na limpeza do espaço público, nomeadamente na lavagem de arruamentos e equipamentos de deposição, promovendo a reutilização deste recurso e diminuindo o impacto ambiental, social e económico da sua atividade diária na cidade.

 

Quais as suas vantagens?

 

Este procedimento permite a reutilização da água múltiplas vezes, sem constituir um risco para a saúde pública e humana, e/ou para o ambiente, promovendo a poupança de recursos hídricos ao dar uma nova vida à água que seria desperdiçada.

 

Para além disso, estima-se que, por dia, esta solução possibilite a produção de cerca de 32 600 L de Água para Reutilização, o que equivale a poupar 6 520 garrafões de água potável que poderá ser reservada para consumo humano.

 

Galeria
Item 1 de 8