INTHERWASTE

 

O projeto INTHERWASTE - Interregional Environmental Integration of Waste Management in Europe Heritage Cities, integrado no programa de financiamento Interreg Europe do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), visou promover a gestão eficiente e sustentável dos resíduos urbanos em cidades europeias com zonas históricas classificadas como património.

 

O projeto estimulou a aprendizagem mútua entre os seus parceiros, contribuindo para a aquisição de conhecimentos e boas práticas, aplicados na definição de novas políticas de gestão e planos de ação, para a melhoria da eficiência dos sistemas de gestão de resíduos urbanos.

 

Este projeto teve início em março de 2016 e ficou concluído em 2021.

 

 

Para mais informações:

consulte a página oficial do projeto,  para encontrar informação mais detalhada.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ECOVAL

 

Este projeto, financiado pelo Interreg SUDOE, programa direcionado para o desenvolvimento do Sudoeste Europeu, teve como temas centrais os biorresíduos e as lamas provenientes das ETAR.

 

A Porto Ambiente, em parceria com as Águas do Tejo Atlântico (AdTA), a Fundação Centro Galego de Investigação da Água (CETAQUA), Universidade de Santiago de Compostela (USC), Fundação Património Natural de Castela e Leão (FPNCYL), Fundação Empresa Universidade Galega (FEUGA), Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA) e a NEREUS – Sistemas de Reciclagem Sustentável, formaram a equipa de trabalho cuja proposta visava uma nova abordagem à gestão dos biorresíduos de modo a promover a economia circular, com menor impacto ambiental,  através da conversão dos resíduos em recursos.

 

 

Em colaboração com o INSA (Toulouse), o Porto foi escolhido para ser um laboratório vivo, à escala piloto, de um modelo para a otimização da gestão de resíduos numa perspetiva de economia circular, ficando a Porto Ambiente responsável pela criação de uma base de dados sobre os atuais sistemas de gestão de biorresíduos no espaço SUDOE.

 

Adicionalmente foram ainda realizadas outras ações, nomeadamente a identificação das barreiras legais e o desenvolvimento de uma proposta de alterações legislativas para a implementação do modelo de valorização de biorresíduos proposto no projeto ECOVAL.

 

O projeto, com a duração de 3 anos, teve início em 2020 e ficou concluído no final do ano de 2023. O financiamento global do projeto foi de 1.10M €.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CITYLOOPS

O CityLoops, projeto liderado pelo ICLEI - Local Governments for Sustainability, financiado no âmbito do Horizonte 2020 (H2020), baseou-se na colaboração entre um conjunto de parceiros para a implementação de ações de demonstração destinadas a aumentar a circularidade na utilização de materiais, mais concretamente no setor dos resíduos de construção e demolição e na matéria orgânica.

 

No caso do Porto, a participação no CityLoops teve como objeto os resíduos orgânicos, nomeadamente a prevenção da sua produção e a promoção da recolha seletiva no setor residencial, no setor do turismo e em instituições de cariz social.

 

O projeto, com a duração de 4 anos, arrancou em outubro de 2019, com um financiamento global de 10 M € e ficou concluído no final de 2023.

 

Uma das atividades a desenvolver consistiu em dar continuidade ao projeto Orgânico, alargando-o a uma maior área do município, através da instalação contentores para deposição de resíduos orgânicos na via pública.

Como complemento à recolha seletiva no setor residencial, foi implementado um modelo piloto para o tratamento local de biorresíduos, com a instalação de duas ilhas de compostagem inseridas em dois agrupamentos habitacionais, uma na zona do Amial e outra em Paranhos.

Numa outra vertente, foram desenvolvidos modelos de sustentabilidade e circularidade para implementação no setor social e do turismo, com o objetivo de prevenir e reduzir o desperdício alimentar e consequentemente, a produção de resíduos orgânicos. 

     

 Para consultar mais informação sobre o projeto aceda ao site oficial aqui.