No Porto, a partir da zona da Asprela está a nascer um verdadeiro laboratório vivo para apoiar a descarbonização da cidade. A missão é clara: construir um ecossistema urbano assente na sustentabilidade energética e ambiental, demonstrando que é possível aliar a inovação com a descarbonização, contribuindo para a neutralidade carbónica da cidade, meta que o Porto se comprometeu a atingir até 2030.
Este laboratório vivo chama-se “Asprela + Sustentável” e tem a produção de energia renovável como desígnio principal, comtemplando também a mobilidade elétrica, a economia circular e a eficiência hídrica.
A multidisciplinaridade do projeto é, aliás, a chave para a revolução energética em curso e constitui o passo mais decisivo para responder à ambição de criar, na Asprela, o quilómetro quadrado mais sustentável do Porto.
Este projeto tem um financiamento de 1 M de euros através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, promovido pelo EEA Grants.
O projeto “Asprela + Sustentável” ambiciona deixar uma marca positiva no Porto, ao promover o aumento da presença de energias renováveis na cidade e, dessa forma, reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Com o apoio de todos - entidades e cidadãos -, consolida-se a posição do Porto enquanto cidade inteligente - uma cidade mais sustentável e resiliente.
Consulte a página oficial do projeto para saber mais.