10/04/2025

No âmbito do projeto "WAKE UP!", e dando continuidade ao processo colaborativo que tem marcado o desenvolvimento da nova plataforma digital, foi realizada uma sessão de testes de usabilidade com cidadãos, de modo a avaliar a eficácia comunicativa e as funcionalidades das ferramentas desenvolvidas.

 

Após a auscultação a parceiros institucionais e subscritores do Pacto do Porto para o Clima, avançou-se com a definição dos requisitos da plataforma. Esta fase culminou com a realização de testes individuais junto de doze subscritores do pacto e participantes na sessão de co-criação anterior. O formato individual permitiu recolher opiniões genuínas e não influenciadas, garantindo uma base mais sólida para a evolução do projeto.

 

Os participantes avaliaram a clareza da informação apresentada, a navegabilidade da interface e a capacidade dos elementos visuais na captação da atenção. Os contributos recolhidos estão já a ser integrados para o desenvolvimento efetivo da plataforma.

 

A sessão contou ainda com o contributo do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que reforçou o alinhamento da plataforma com os objetivos estratégicos da cidade para a transição climática e para o envolvimento ativo da comunidade neste desígnio comum.

 

Com este processo, o Pacto do Porto para o Clima reafirma o seu compromisso com uma abordagem participativa e colaborativa, na qual os cidadãos e parceiros da cidade têm um papel ativo na construção de soluções.

 

A comunidade associada ao pacto continua a crescer e a unir-se rumo à neutralidade carbónica até 2030, contando já com mais de 1500 subscritores individuais e cerca de 300 subscritores institucionais.

 

O repto mantém-se: todos são convidados a subscrever o Pacto do Porto para o Clima, através do preenchimento deste formulário.

 

O projeto WAKE UP! é liderado pelo Município do Porto e financiado pela União Europeia, no âmbito da Cohort 2 do Programa Pilot Cities da NetZeroCities.

Galeria
Item 1 de 6