A Porto Ambiente, através do EcoPorto – Centro para a Circularidade da cidade do Porto, entregou um total de 51 computadores a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
Estes equipamentos ganharam uma nova vida fruto do projeto ReBOOT, em parceria com os Recycle Geeks, que promove a recuperação e reparação de equipamentos informáticos, com vista à sua disponibilização gratuita a entidades de cariz social e munícipes do Porto. Desta forma, é possível aliar sustentabilidade à promoção de uma verdadeira inclusão e literacia digitais.
No total, foram entregues 15 computadores fixos e 36 portáteis às seguintes entidades: A Benéfica e Previdente - Associação Mutualista, Ajudaris, Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde (Asas de Ramalde), Associação Protetora da Criança, Centro Juvenil de Campanhã, Centro Social do Barredo, Centro Social de S. Martinho de Aldoar, Exército da Salvação, Fios e Desafios - Associação de Apoio Integrado à Família, FISOOT, CRL – Cooperativa de Solidariedade Social, Fundação Ronald Mac Donald, REFOOD e Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Inaugurado em setembro de 2024, o EcoPorto tem, desde a sua abertura, proporcionado à comunidade um espaço dedicado à reutilização e reparação de equipamentos. No total foram já reparados cerca de 450 bens, realizadas 15 atividades, que envolveram 180 participantes comprometidos com uma cidade mais circular.
O projeto, que visa combater o desperdício de materiais e o consumo de recursos não renováveis, promovendo a transição para um modelo de economia circular está alinhado com as metas definidas no Pacto do Porto para o Clima, no Roadmap Porto Circular 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.