14/11/2024

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) atribuíram o prémio de "Município Mais Azul" à cidade do Porto. O trabalho realizado pela Águas e Energia do Porto nas praias do Porto, ao qual a Porto Ambiente se associou logo desde início, valeu a atribuição desta distinção, durante o 9.º Seminário da Bandeira Azul.

 

No Porto, as atividades de educação ambiental da Bandeira Azul são asseguradas pelo Pavilhão da Água, que é, simultaneamente, Centro Azul da Bandeira Azul, e que contou, em 2024, com a parceria da Porto Ambiente e de muitas outras entidades do município.

 

A Porto Ambiente levou o "Reciclar é Fish!" às praias para consciencializar os mais jovens sobre o impacto ambiental do abandono de resíduos no areal e as consequências nefastas desses gestos nas praias e oceanos.

As diferentes atividades, orientadas para o público infanto-juvenil, permitiram acompanhar o trabalho das equipas de limpeza de praias e ajudar na recolha, identificação e separação dos resíduos de forma correta, com recurso a jogos educativos e sessões de sensibilização.

 

Apelar à mudança de comportamentos e hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis, criando agentes ativos na comunidade, através da disseminação de boas práticas ambientais foi o que se pretendeu com estas ações cujos resultados foram muito positivos, impactando mais de 400 crianças e jovens.

 

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa que promove a educação para o desenvolvimento sustentável, promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. 

Galeria
Item 1 de 8